Por que usar um CRM de vendas?

Muito bem! Você já se convenceu de que não dá mais para ficar fazendo toda a gestão do seu processo de vendas através de planilhas. Está deixando de fazer follow-ups, esquecendo-se de enviar e-mails importantes, perdendo tempo demais com tarefas repetitivas que poderiam ser automatizadas, mal consegue gerir sua equipe de vendas… Está mesmo na hora de contratar um CRM de vendas! 

Antes de falar dos pontos essenciais que você precisa analisar, quero deixar claro que é fundamental que você solicite uma demonstração do CRM e o teste gratuitamente por algumas semanas, antes de tomar qualquer decisão. Praticamente todos os CRM’s no modelo SaaS disponíveis no mercado oferecem essas possibilidades. Isso servirá para você ter uma ideia inicial e saber se o CRM em análise pode ser adequado ao seu processo de vendas, caso contrário, não fará sentido continuar.

Durante a demonstração e período de teste, quais são os pontos que devem ser analisados? Vamos lá!

1 – A interface é amigável?

Tanto usuário iniciante em plataformas digitais, quanto o vendedor mais experiente irão conseguir utilizar o sistema com tranquilidade? Porque de nada adianta comprar uma Ferrari se você não souber dirigir, certo?

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam, quando mudam o processo de gestão de vendas do papel ou da planilha para um CRM, é convencer a equipe de vendas a utilizar o sistema. Muitos terão resistência em sair de um processo no qual estão acostumados, ainda que este não seja o ideal. 

Então, ter uma plataforma user friendly, ou seja, amigável ao usuário – do vendedor ao gerente de vendas e até mesmo aos diretores – é fundamental.

Dica: teste bem o CRM, de preferência com toda a equipe, antes de decidir.

2 – Permite a comunicação entre os diversos departamentos?

Após a equipe de prospecção ou o SDR qualificar a lead, é possível passar para o vendedor responsável pelo fechamento com facilidade? Depois da venda ganha, é possível transferir o negócio para o funil do departamento financeiro ou para a equipe de entrega do produto, por exemplo, e permitir que o vendedor continue acompanhando o processo? Enfim, é possível permitir que os diversos departamentos da empresa acompanhem o processo, controlando o acesso de cada departamento, assim como as permissões de visibilidade do negócio, conforme a etapa em que ele esteja?

Um CRM focado em vendas precisa também estar disponível para outros departamentos, caso seja necessário em sua empresa.

3 – Possui API aberta?

É possível integrar o CRM com campanhas de e-mail marketing, campanhas nas redes sociais, outros CRM’s e ERP’s, e-commerce etc.? Permite importar dados de planilhas?

Se este for o caso na sua empresa, verifique a disponibilidade de integrações, quais integrações já existem e como estas integrações seriam feitas, por quem, custos etc. Isso é essencial para não ficar com o seu sistema isolado.

4 – O CRM está em constante evolução?

Um sistema de informática, por melhor que seja, nunca é perfeito. Sempre deve passar por melhorias, buscando não apenas corrigir bugs, mas estar cada vez mais atualizado com as tendências e necessidades do mercado.

Verifique se ele oferece add-ons que possam ser comprados à parte, caso você venha necessitar no futuro. Como é feito o upgrade de plano? É um processo simples ou requer novas configurações?

5 – É customizável e simples de ser adaptado e configurado?

Consigo personalizar o CRM ao meu modelo de negócios? Até que ponto isso pode ser feito? De que forma? Uma empresa no ramo imobiliário tem processos diferentes de uma empresa do setor de investimentos, como, por exemplo, funis e estágios diferentes, diversos campos personalizados, atividades específicas etc. O CRM permite essas adaptações?

Caso você precise de automações do fluxo de trabalho, o sistema oferece este recurso? Pode ser integrado à sua conta de e-mails? Oferece relatórios de vendas, de atividades etc.?

Além disso, o processo de adaptação e configuração do CRM é fácil de fazer? Preciso de um programador ou ser um usuário avançado para configurar o sistema? Este tipo de preocupação nos leva ao ponto seguinte.

6 – Suporte técnico

Como é oferecido o suporte? Via chat, e-mail, telefone? É gratuito? Acessível a toda equipe ou apenas ao administrador? Quais são os horários e dias de atendimento? Em português?

Realizam implementação do sistema ou isso é por conta do cliente? Há parceiros oficiais no seu país que podem fazer a implementação, caso você precise?

7 – Segurança, manutenção e privacidade

O CRM possui um sistema de segurança que está de acordo com as exigências do meu negócio? Um banco, por exemplo, exigirá certos certificados de segurança e privacidade de dados… a empresa de CRM fornece essas informações após você preencher uma NDA, por exemplo?  Possui as certificações SOC, ISO etc. necessárias? Está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Como é realizada a manutenção periódica? Fica fora do ar? Funciona off-line? Como é o serviço de backups? Permite que você faça o download do seu banco de dados? Cobra por isso ou é gratuito e ilimitado?

Bom, espero ter ajudado com os primeiros passos nesta jornada.

Trabalhei 3 anos como Consultor Comercial Sênior na Pipedrive, diretamente do escritório de Lisboa, e agora atuo como Parceiro Oficial da Pipedrive, fazendo implementação e treinamentos. Também tenho mais de 25 anos de experiência em vendas.

O Pipedrive é um dos CRM’s líderes no mercado mundial, com mais de 90 mil empresas clientes. Entre em contato comigo! Consigo oferecer 30 dias de teste gratuito e estou disponível para fazermos uma demonstração personalizada do Pipedrive.

Sucesso!